quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de Finados

Hoje é dia de finados.
Para mim é um dia bem curioso, principalmente pela morte não ser um assunto muito claro para mim.
Sendo sincero, nunca me relacionei ou reagi bem a morte, sempre sofri e chorei muito com a repentina ausência de amigo e alguns familiares. Penso que nestas horas a religião é um bom muro para se escorar, pois muitas divulgam ou pregam um destino após a última batida cardíaca ou quando o derradeiro pensamento se apaga no cérebro.
Por não ter religião e não conseguir saber se Deus realmente existe, a morte realmente é um abismo em minha mente, não consigo ter certeza que aquela pessoa agora está num bom lugar, que seus pensamentos e comportamento sobreviveram a extinção da casca material que era seu corpo.
Em várias culturas a morte chega a ser uma verdadeira passagem para um lugar mais evoluído, uma dimensão mais pura ou até mesmo um lugar de punição.
Durante muito tempo pensei que estes possíveis destinos eram nada mais que uma invenção para aplacar nossa limitação em aceitar a ausência de um deus que nos guie, mas eu simplesmente parei de queimar neurônios a procura de uma resposta que nunca terei.
Gostaria sim de saber que existe um lugar depois desta vida, uma nova batalha, que poderei ter nova experiências, rever pessoas queridas e continuar colecionando excelentes amigos, mas por enquanto convivo apenas com que vejo, com a saudade de alguns grandes amigos, com o receio de perder outras pessoas querida e com a incerteza de que posso partir sem ter feito tudo aquilo que acredito poder deixa de bom para o mundo.
Por isso tenho cada vez mais forte em mim a vontade de acordar no outro dia, mesmo sabendo que posso não terminá-lo.
De qualquer maneira não acredito que o dias de finados tenha que obrigatoriamente um dia ruim e triste que só serve para lotar cemitérios e aumentar a venda de flores, mas sim um dia para se lembrar com alegria dos bons momentos que passamos com aqueles que partiram e de contemplar as possibilidades infinitas que a vida nos oferece.
Feliz dia de Finados.                                     

Um comentário: