sábado, 3 de dezembro de 2011

"Pode ser a Gota d´agua.”

Só para te falar,

Emprestando Chico Buarque começo este texto.
Sem querer falar sobre a validade da construção da Usina de Belo Monte.
Na semana passada vi um vídeo recheado de atores da Globo, defendendo a não construção da usina, até compartilhei em uma das redes sociais que participo, alguns amigos acharam uma bobagem e outros apoiaram. Dias depois recebi um outro vídeo produzido por alunos e um professor da Unicamp satirizando o vídeo dos atores e defendendo a construção da mesma usina.
Ok! Maravilha, todos temos direito a expressão e isso é incrível, e melhor, graças a internet a resposta de anônimos ecoou tanto quanto os dos famosos.
Mas tem um lance que incomoda nisso, o que se seguiu foi a supervalorização da opinião dos alunos em detrimento dos atores da Globo, a ponto da Veja fazer uma capa chamando os artistas de ecochatos e dizendo que este é o primeiro debate sério na internet brasileira.
Isso ta errado, já vi diversos debates na rede, mas o que é triste é o ataque aos atores.
Vamos lá, se estamos numa democracia por que a opinião dos alunos da Unicamp é mais importante e tem mais peso que a dos atores? Não adianta falar que são engenheiros, pois ainda não são.  Alguém procurou saber se além de famosos, estes brasileiros, trabalhadores e pagadores de imposto tem algum conhecimento técnico? Bem eu não se todos tem, mas sei que o Marcos Palmeira foi um dos primeiros empresários a trabalhar como produtos orgânicos numa fazenda sustentável, sei também que ele tem uma relação muito próxima com a cultura indígena e sua preservação.
Ouvi também que os atores estariam defendendo interesses obscuros de seus patrões, mas o futuros engenheiros também não estão defendendo os interesses da classe que pretendem fazer parte? Um futuro desenvolvimentista pode garantir um bom emprego.
Não estou dizendo que "a" ou "b" está errado, mas a polarização das opiniões desvia do objeto principal o debate.
Não serão rostos famosos ou anônimos, nem mesmos as informações incompletas de ambos os lados que nos farão ter uma análise correta desta polêmica obra e sim nosso o real interesse de ter uma opinião.
 P.s.
Mas o fato da Juliana Paes aparecer falando que tá me esperando, desequilibra. 

2 comentários:

  1. Antes de mais nada, parabéns pelo Blog parceiro....

    Muito bom seu post, mas queria lembrar do final do vídeo dos alunos da UNICAMP onde o professor faz seu comentário e ali, acredito eu, está a base para o início das discussões sobre o assunto: Se fosse em outros países como Canadá, EUA, Suécia, etc... Ela já teria sido construída a muito tempo...

    Nós temos que preservar nossas florestas, óbvio, mas temos também a obrigação de crescer e prosperar com crescimento sustentável... Lembrando aquele comercial de whisky.... "O gigante não está mais adormecido".... E cá entre nós, vai ser difícil parar o Brasil agora...
    Eu sempre acreditei nesse país.

    Forte abraço e bom show.

    Luizera

    ResponderExcluir
  2. valeu Luizera, eu nunca vivi lá fora por um amor estúpido chamado Brasil,me arrependo, talvez a experiência faria eu ter uma análise mais crítica e menos romântica deste que é meu grande amor, o BRASIL, valeu mano.

    ResponderExcluir