quarta-feira, 4 de abril de 2012

A idiotice

Só pra te falar


A idiotice
 Ahh esta palavra que quero tanto bem, é verdade, eu realmente gosto dela, calma não vou ofender ninguém.
Quero falar simplesmente do que vejo nela, tá bom talvez alguém se sinta atingido, mas já não posso fazer nada, meu cinismo me impede de dizer se é verdade ou não, deixarei ao julgamento alheio.
Mas vamos lá....

A idiotice para mim não é simplesmente o hábito de alguns pretensos inimigos, pois não tenho nenhum, mas sim essa força pungente da natureza humana, tão ignorada pelos poetas, filósofos, letrados, analfabetos, governantes e mendigos, todos a ignoram e convivemos com ela!
Se fosse religioso talvez seria um tipo de Pedro e fundaria a ela dedicada seita, mas com uma vantagem, disseminar seus ensinamentos e dogmas seria mais fácil pois ela está em todos os lugares. Veja: à exemplo da maior parte das suspeitas divindades ela é onipresente.
Sim, a Idiotice é intrínseca à todas as culturas, sociedades, comunidades, tribos, segmentos e até famílias.
Em algum momento lançamos mão dela, seja para se vingar de um desafeto, para imputar culpas ao próximo, condenar comportamentos diferentes aos nossos, para fechar os olhos diante dos erros de nossos queridos ou o pior deles, lançar opiniões sobre o que não temos plena ciência.
Falar que o capitalismo simplesmente saqueia o planeta ou na outra ponta dizer que socialismo nada trouxe de positivo, ambos são produtos de nossa genialidade bem como de nossa idiotice., vide a polarização.
O ambientalista que acha que todas as máquinas devem parar em consideração ao nosso planeta condena o mundo à tragédia de termos nossos recursos esgotados por práticas antigas e pouco produtivas que escravizariam populações inteiras num neo-feudalismo.
E o bestial consumismo, ligado a um desenvolvimentismo exacerbado e a concentração de capital de pouco eleitos, impedem o crescimento de gênios que morrem por falta de comida, saneamento e acesso a informação antes mesmo de trazerem sua contribuição a sociedade. é a outra face da idiotice.
Talvez criticar a hora do planeta seja legitimo pela ingenuidade da ação, mas não respeitar, ou até dizer que são idiotas quem adere, é de uma idiotice tão igual as do que julgam quem não a pratica.
A idiotice está não na discordância de posições, mas sim na falta de vontade de entender a outra opinião, baseada no conhecimento unilateral desta ou daquela situação.
É como falar que o azul é o avesso do rosa, e daí criar qualificações e rótulos para seus distintos partidários.
Mas somos todos devotos ignorantes desta característica humana.
E com um pouco de calma ao final desta frase você a encontrará nas palavras deste que vos fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário