segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ainda no remember

O título tem dois serviços a cumprir, um é para avisar que irei postar uma crônica que escrevi uns três anos atrás e outra para falar de duas coisas que aconteceram esta semana e também tem gosto de passado.
A saída de Orlando Silva do ministério do esporte para dar lugar a Aldo Rebelo.
As acusações que borraram a liderança de Orlando a frente da pasta é digna de dúvida, nada ainda foi provado e o único ministro que fez esta área, que sempre esteve em quarto plano, crescer de forma significativa em todo o país caiu. Tudo deve ser verificado mas vivemos numa mordaça obscura que dita quem deve fazer isso ou aquilo.
Pensei mesmo que Dilma iria colocar alguém mais técnico, como queria, mas cedeu a pressão da mordaça, tanto em tirar Orlando quanto em colocar a grande decepção para militantes de esquerda como eu, Aldo Rebelo, este senhor que não parece desfrutar de suas faculdades mentais ou que simplesmente as dispõe para interesses alheios a da população. Gostaria de deixar claro que falo de Aldo sendo conhecedor de parte de sua história, de sua militância contra a ditadura, por ter vivido na clandestinidade por uma ideologia, por seu apoio a movimentos sociais, por um esforço elogiável quando assumiu a presidência da câmara dos deputados, e até mesmo quando propôs o dia do SACI em resposta ao Halloween imposto pela difusão da cultura norte americana. Mas seu erros ofuscam as passagens supra citadas, apoio a parlamentares nefastos, o clientelismo, para não falar prostituição, que motivou a "confecção" do novo código florestal, tão irresponsável que pegou a comunidade internacional no contra-pé, uma vez que parecíamos estar caminhando para um desenvolvimento sustentável do agronegócio. Agora me pergunto, e por favor se perguntem também, que interesses esse senhor irá atender?
O outro ponto é sobre a doença de Lula.
Entendo muito alguns protestos contra o ex-presidente se tratar fora do Sistema Único de Saúde, principalmente aqueles que já precisaram e não tiveram um atendimento adequado. A saúde pública no Brasil é uma vergonha, e isso todos nós sabemos e alguns viveram isso na carne, eu mesmo tenho um pulso multi-fraturado que ainda irá me gerar problemas, pois foi engessado de maneira errada, isso é muito pouco perto de pessoas que viram seus próximos sofrerem ou mesmo os perderam e isso o Luis em questão também sentiu no peito, sua primeira esposa depois de ter um atendimento relapso faleceu levando junto com ela o filho que carregava no ventre.
Mas Lula não foi o presidente idôneo que até mesmo aqueles que não votaram nele queriam que ele fosse, esse senhor compactuou com costumes políticos que infelizmente formam essa cultura pútrida que conduz o país há tanto tempo. Eu mesmo fiz campanha para Lula para ser eleito no primeiro mandato e já no segundo neguei meu voto aos métodos utilizados para chegar e se manter no poder.
Mas desejar a morte e até mesmo seu sofrimento por posição politica, raiva ou puro preconceito?
Prefiro sim que ele utilize um bom hospital do que utilizar os recursos parcos do SUS, estes devem ser utilizados por quem precisa.
Sabe o que queria mesmo ver? Lula gozar de uma ótima saúde para pagar por seus erros e ser julgado pela história. Também gostaria que todos brasileiros tivessem acesso a boa saúde, direito constitucional, para viver e responder por suas vidas, que todos tenham chance de alcançar suas potencialidades num país justo, laico e desenvolvido, situações que o sofrimento de Lula não fará acontecer.
Por ambos os casos trazer coisas velhas à mesa, como práticas obsoletas de política e sentimentos rançosos, que chamo este post de "Ainda no remember", boa noite e um bom e novo dia!
Caso queiram por favor coloquem suas opiniões, sempre poupando minha a honra de minha carinhosa mãe, rsss.  Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário